sexta-feira, 5 de junho de 2009

o que são bancos de sangue?

Os bancos de sangue existem para atender às necessidades primordiais dos serviços de urgência e de cirurgia de consultórios, clínicas e hospitais veterinários. O príncipal objectivo é manter em reserva, unidades de sangue, de forma a uma resposta rápida e efectiva em situações em que se necessita de uma transfusão.

porquê e para quê doar sangue?

Uma tranfusão sanguínea é, em muitos dos casos, aquilo que separa a vida da morte do seu animal de companhia. É de extrema importância nos casos de animais politraumatizados e anémico, os quais necessitam de sangue para compensar as perdas sofridas.

pode-se conservar o sangue doado?

O sangue depois da sua recolha é conservado em câmaras frigoríficas por um prazo determinado. Além disso o sangue recolhido pode ser centrifugado e separado nos seus subprodutos (concentrados de eritrócitos, plasma, concentrado de plaquetas, entre outros), o que poderá ajudar mais do que um animal.

quais os perigos em doar sangue?

Doar sangue não traz perigos relevantes para o animal. Apenas uma pequena parte do sangue é retirada e não mais que três vezes ao ano. O processo em si não é doloroso, não havendo nenhum tipo de stress acrescido para o animal dador. No total será um processo que não se prolongará por mais de uma hora, não havendo nenhum prejuízo directo ou indirecto para a saúde do dador.

que benefícios tenho em o meu animal ser dador?

Em primeiro lugar doar é um acto de solidariedade. Nunca ponha de parte a hipótese de um dia ser o seu animal de companhia a precisar de uma transfusão. Além disso o Hospital Veterinário de Almada responsabiliza-se pela vacinação e desparatisação regulares do seu animal,bem como pelo despiste das doenças parasitárias e infecciosas mais prevalentes na nossa área de trabalho, nomeadamente a Leishmaniose, a Dirofilariose e a Ehrlichiose no cão e a Leucemia felina, Imunodeficiência felina e micoplasmose no gato.

que animais podem doar?

-Machos ou fêmeas
-Animais entre 9 meses e 7 anos
-Os cães devem pesar mais de 25Kg e os gatos mais de 5Kg
-Devem ser animais dóceis
-Devem ser vacinados e sem história clínica de doença grave.

Antes da doação o dador deve ser submetido a análises gerais de controlo e despiste para as principais doenças. O dador tem a vantagem de ter o seu estado de saúde sempre controlado.

FUSCO caso de sucesso de transfusão de sangue

Olá eu sou o Fusco e graças ao BANCO DE SANGUE ANIMAL do Hospital Veterinário de Almada, hoje eu estou vivo e de óptima saúde!
Obrigada a todos aqueles que contribuiram para a minha sobrevivência!

veja a minha história

TORNE O SEU CÃO DADOR VOLUNTÁRIO!

Como é que posso tornar o meu CÃO dador?
Todos os nossos dadores são voluntários. Se o seu cão preenche os seguintes pré-requisitos:
¬ saudável e afável;
¬ peso igual ou acima dos 25,0 Kg;
¬ idade entre 1-8 anos;
¬ se fêmea, sem que tenha tido prévias ninhadas;
¬ vacinação e desparasitação actualizada;
¬ prevenção da dirofilariose actualizada

Então, o seu cão pode ser dador! Para tal, contacte o seu Médico Veterinário de forma a se assegurar que preenche estes pré-requisitos e depois envie-nos, via e-mail, a sua proposta, ou preencha-a directamente na recepção. A partir do momento em que seja aceite, será contactado pelo HVA para a realização dos despistes necessários e tipificação do grupo sanguíneo do seu cão.


Porquê tornar o meu cão dador?
O sangue e seus subprodutos são muitas vezes a única forma de salvar a vida de outro cão, como por exemplo em situações de:
¬ lesões por acidentes de carro;
¬ envenenamento por veneno de ratos;
¬ parvovirose (gastroenterite hemorrágica);
¬ anemia;
¬ tratamento de suporte do cancro;
¬ tratamento de suporte na insuficiência renal crónica;
¬ tratamento de suporte durante e após procedimentos cirúrgicos.

Esta é uma pequena lista das indicações mais comuns; como separamos os componentes do sangue, cada doação do seu cão pode ajudar, como mínimo, outros dois cães.


Como é realizada a recolha do sangue?
O sangue é retirado da veia jugular, no pescoço, sendo necessário rapar um pouco de pelo nessa zona. É colocado também um cateter numa das patas, de forma a podermos administrar tranquilizantes. Por cada colheita, são retirados 450 ml de sangue, correspondendo a uma unidade de sangue.


O procedimento é doloroso ou perigoso para a saúde do meu cão?
O processo não é doloroso nem prejudica a saúde do seu animal. No total, demora cerca de 10-15 minutos.


Que benefícios é que o meu cão recebe?
Para além da satisfação pessoal de saber que se encontra a participar num programa que salva a vida de outros cães, o seu cão receberá os seguintes benefícios:

¬ o seu cão tem direito a receber gratuitamente uma unidade de sangue por cada uma doada, durante o resto da sua vida;
¬ é determinado, de forma gratuita, o grupo sanguíneo do seu cão;
¬ o seu cão recebe gratuitamente vacinação anual contra a raiva e as principais doenças infecciosas (esgana, parvovirose, hepatite infecciosa canina e leptospirose), bem como uma análise gratuita às fezes para pesquisa de parasitas, a cada 6 meses.

TORNE O SEU GATO DADOR VOLUNTÁRIO!

Como é que posso tornar o meu GATO dador?
Todos os nossos dadores são voluntários. Se o seu GATO preenche os seguintes pré-requisitos:
¬ saudável e afável;
¬ peso igual ou acima dos 3,5 Kg;
¬ idade entre 1-8 anos;
¬ se fêmea, sem que tenha tido prévias ninhadas;
¬ vacinação e desparasitação actualizada;
¬ FIV e FeLV negativo;
¬ vida exclusivamente dentro de casa

Então, o seu gato pode ser dador! Para tal, contacte o seu Médico Veterinário de forma a se assegurar que preenche estes pré-requisitos e depois envie-nos, via e-mail, a sua proposta, ou preencha directamente na recepção. A partir do momento em que seja aceite, será contactado pelo HVA para a realização dos despistes necessários e tipificação do grupo sanguíneo do seu gato.


Porquê tornar o meu gato dador?
O sangue e seus subprodutos são muitas vezes a única forma de salvar a vida de outro cão, como por exemplo em situações de:

¬ lesões por acidentes de carro;
¬ envenenamento por veneno de ratos;
¬ panleucopenia felina (gastroenterite hemorrágica);
¬ anemia;
¬ tratamento de suporte do cancro;
¬ tratamento de suporte na insuficiência renal crónica;
¬ tratamento de suporte durante e após procedimentos cirúrgicos.

Esta é uma pequena lista das indicações mais comuns; como separamos os componentes do sangue, cada doação do seu cão pode ajudar, como mínimo, outros dois gatos.


Como é realizada a recolha do sangue?
O sangue é retirado da veia jugular, no pescoço, sendo necessário rapar um pouco de pelo nessa zona. É colocado também um cateter numa das patas, de forma a podermos administrar tranquilizantes. Por cada colheita, são retirados 45 a 50 ml de sangue, correspondendo a uma unidade de sangue de gato.


O procedimento é doloroso ou perigoso para a saúde do meu gato?
O processo não é doloroso nem prejudica a saúde do seu animal. No total, demora cerca de 10-15 minutos.


Que benefícios é que o meu gato recebe?
Para além da satisfação pessoal de saber que se encontra a participar num programa que salva a vida de outros gatos, o seu gato receberá os seguintes benefícios:

¬ o seu gato tem direito a receber gratuitamente uma unidade de sangue por cada uma doada, durante o resto da sua vida;
¬ é determinado, de forma gratuita, o grupo sanguíneo do seu gato;
¬ o seu gato recebe gratuitamente vacinação anual contra as principais doenças infecciosas (herpesvirose, calicivirose e rinotraquíte infecciosa), bem como uma análise gratuita às fezes para pesquisa de parasitas, a cada 6 meses.